sábado, 30 de junho de 2012

... o orgulho

Sem preconceitos e com muita admiração, participamos neste fim de semana, em Madrid, da Festa do Orgulho Gay. Nada menos que 1,2 milhão de pessoas tomaram as ruas da cidade durante a parada, num percurso de quase um quilômetro pela Gran Via, e nós não poderíamos perder essa farra.

O respeito à homossexualidade foi a tônica do evento, mas vale ressaltar que Madrid não precisa de uma parada gay para honrar esse sentimento. Em todos os 365 dias do ano, a cidade dá um verdadeiro exemplo de boa convivência com os que curtem o amor entre pessoas do mesmo sexo.

Se essa consciência já faz parte do dia a dia de Madrid, ontem foi apenas o dia de exagerar nas fantasias e soltar a franga! E eles não economizaram na criatividade e na animação para seguir os trios elétricos, que por aqui são chamados de "carrozas".



















É muita peça rara reunida num lugar só, não é?
E, para encerrar, um comentário maldoso e preconceituoso (rsrsrs...): quando eu encontrar na rua um homem musculoso (bem bombado mesmo), de peito depilado e sobrancelha pinçada, não vou ter mais dúvidas sobre a sexualidade dele... rsrsrs... Esses três requisitos pareciam ser obrigatórios entre os participantes da parada!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

... as tapas

A versão espanhola do festival Comida de Boteco responde pelo nome de Feria de Tapas de Madrid. O evento aconteceu no último de fim de semana, com 40 quiosques de bares e restaurantes reunidos num ginásio para apresentar mais de 100 tipos de tapas.

Traduzindo em miúdos, esse tira-gosto típico da Espanha nada mais é que uma fatia de pão com alguma delícia por cima. Nós experimentamos várias tapas, como a de sardinha com molho escabeche e vinagre de jeréz (prato vencedor do concurso gastronômico), almôndegas de rabo de boi com purê de batata, cogumelos salteados com jámon, bacalhau com mariscos...

Pelas fotos vocês podem ver que, mais uma vez, nos esbaldamos!






















... o pesar

Recebemos com tristeza a notícia da morte do "Solitário George", a gigantesca tartaruga de mais de 100 anos de idade que era o principal símbolo da Ilhas Galápagos.

Visitamos esse paraíso ecológico do Equador no ano passado e, por sorte, vimos de perto esse centenário amigo de Charles Darwin.



Renato guarda com carinho a foto de George. Para ele, visitar Galápagos enquanto essa tartaruga estivesse viva era um sonho, equivalente a estar em Cuba com Fidel no poder. Até agora, ambas as missões estão cumpridas!

domingo, 24 de junho de 2012

... a sofisticação

Foi-se o tempo em que os piqueniques no parque eram regados apenas a coca-cola bebida no bico. O Renato sofisticou de vez nossos passeios e agora leva taças para apreciar vinhos. Alguém aguenta essa metideza?


Eu continuo no bom e velho refrigerante, mas, para não fazer feio, tenho levado pelo menos um copinho de vidro...

Por falar em piqueniques, eles estão cada dia mais frequentes. Isso porque os parques são os únicos lugares minimamente frescos em Madrid neste verão. Estamos quase assando nessa cidade, onde os termômetros chegam fácil aos 39 graus no meio da tarde. Para se ter uma ideia, ontem, às 23h, fazia um calor de 31 graus na Puerta del Sol. Viva o ar-condicionado!!!

sábado, 23 de junho de 2012

... a vontade

Hoje o nosso coração está apertado aqui em Madrid! Que vontade de estar em Itaúna para curtir a festa junina da Braúna! Este ano, o arraial está prometendo e estamos aqui com desejo!

Que delícia seria estar arrumando as roupas da quadrilha, ajeitando açúcar e canela para o mergulhão e afinando a garganta para a cantoria.

Deixo um recado especial para Lu, Aline, Flávia, Micheline e Adriana: cantem o "iê-iê" com toda a vontade e tomem uns 10 mergulhões aí por mim. Para o Gleider faço um pedido especial: mesmo que eu não esteja aí para censurar, escolha uma trilha sonora decente! Sem "bicicletinha", por favor! rsrsrs...

Sem conseguir conter as lágrimas, desejo sucesso para a festa e para a Revista Calouro, que está de parabéns pelo seu quinto aniversário!

AÔH LÁ EM CASA!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

... o mercado

A rica gastronomia espanhola tem no Mercado de San Antón uma vitrine. O centro comercial, localizado no bairro Chueca, na área central de Madrid, reúne amostras de todas as delícias do país.

Vou economizar nas palavras e deixar vocês com água na boca apenas com as fotos do Renato.









... a adesão

Poucas coisas enchem de brilho o olhar do Renato como uma manifestação. Como bom discípulo de Fidel e Che Guevara, ele entra em polvorosa quando vê um grupo em protesto - seja lá pelo que for!



Além de querer acompanhar os manifestantes pelas ruas, ele ainda faz poses com bandeiras e cartazes de protesto. Uma farra!

Obs: Por favor, reparem o novo look do Renato. Esse cabelo surucado fui eu quem cortou! rsrsrs...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

... a audiência

Nosso blog passou hoje dos 3 mil acessos!

Temos leitores espalhados pelo Brasil (maioria), Espanha, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Portugal, Reino Unido, Rússia e Finlândia.

Mais uma vez, agradecemos a audiência e o carinho de todos em nos acompanhar.

Mas, se me permitem, gostaria de compartilhar uma dúvida que nos intriga muito. De onde saem tantos seguidores???

... as manifestações

A principal evidência da crise econômica na Europa para nós, turistas, são os protestos e menifestações constantes pelas ruas de Madrid. Não passamos um dia sequer sem nos depararmos com um apitaço, um panelaço ou uma passeata.


Normalmente, a grande reclamação é corte de gastos públicos. Os espanhóis não estão nada felizes com o fato de o governo investir milhões e mais milhões para resgatar os bancos, enquanto a população paga o preço com o aumento de impostos e a redução de verbas para a educação, a saúde, o transporte, etc..





O ponto de concentração preferido dos manifestantes é a Puerta del Sol, em frente à sede do governo da Comunidad de Madrid. E, se há uma diferença gritante entre os protestos daqui e os de Belo Horizonte, é que os grevistas espanhóis têm a consciência de não impedir o trânsito nas principais avenidas... Fica aqui o desabafo de dois jornalistas cansados de cobrir engarrafamentos em dias de greve na capital de Minas!


... a bicicleta

Em homenagem ao Tunai, ao Henrique e ao Juninho (Boizinho), vai aí uma loja para encher os olhos de qualquer ciclista.




Ao olhar os preços da bikes na vitrine, é bem provável que você pense estar numa concessionária de carros! Mas tem produtos para todos os bolsos e tipos de aventuras.

Uma pena que Madrid não tenha muitas ciclovias. Nesse tempo em que estamos aqui, vimos apenas uma, na beira do Rio Manzanares. E já estamos acostumados a ver os ciclistas se arriscarem por entre carros e ônibus no meio do trânsito.

sábado, 16 de junho de 2012

... os conterrâneos

Quatro itaunenses juntos só poderia terminar em festa! E foi exatamente isso o que aconteceu ontem na casa dos nossos amigos Bruno Corsini e Rita.



Os dois vivem em Madrid há quatro anos e, muito cordialmente, nos convidaram para uma visita. Foi uma alegria só e estamos imensamente gratos pela recepção. Eles nos serviram um banquete de comidas típicas espanholas (tapas, montadillos e mariscos) e a cervejada correu solta... Eu na minha caretice de sempre com a Coca-Cola e eles se esbaldando num barril de chopp alemão!



Nos empolgamos tanto na companhia dos novos amigos itaunenses que quase perdemos o último metrô para voltar à nossa casa. Já eram quase 2h da manhã quando chegamos à estação e faltava exatamente um minuto para o trem passar. Que sorte!




As lembranças que eu tinha do Bruno eram apenas as da infãncia, na época do Grupo Doutor Augusto Gonçalves. Na noite desta sexta-feira, tive o prazer de conhecer a Rita e de apresentar o Renato aos dois. Depois desse encontro, vamos levar para sempre essa amizade.

E já estamos pensando no cardápio para retribuir a visita em nosso apartamento madrilheno.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

... o eclético

Na nossa agenda em Madrid há espaço para todo tipo de programa: de concertos de música clássica ao popular futebol.

Hoje, começamos a noite no Instituto de Cultura Francesa, onde assistimos à apresentação de um coral, o Coro Sin Nomine de la Sociedad Handel y Haydn.



Depois, fomos descarregar a adrenalina no jogo Espanha X Irlanda, pela Eurocopa. Nos unimos a uma legião de torcedores (hinchas) que faziam a festa num espaço montado ao lado do Estádio Santiago Bernabéu.
Ainda tivemos a sorte e gritar "gooool" por quatro vezes, num show de bola dado pela Espanha sobre a Irlanda.










terça-feira, 12 de junho de 2012

... a frase

Por incrível que pareça, não foi uma imagem, e sim uma frase, que chamou a nossa atenção na exposição fotográfica 100Latinos, à mostra em Nuevos Ministérios, em Madrid.

Portanto, faço minhas as palavras da cubana Suset Sánchez, uma das retratadas na exposição:

"Madrid será siempre el lugar que representa una metáfora de cambio em mi vida."

domingo, 10 de junho de 2012

... a visita


A Espanha tem sido um paraíso para nós, mas este fim de semana acho que chegamos ao céu. Fomos à Santiago de Compostela visitar o casal de amigos Beatriz e Alberto, espanhóis que conhecemos no ano passado, durante viagem à Amazônia.





Como é bom um abraço carinhoso, ser bem-acolhido, bem-recebido e paparicado durante um fim de semana inteiro. Beatriz e Alberto nos trataram como reis. Não temos palavras para agradecê-los por tanta hospitalidade.

Mesmo grávida de 7 meses do esperado Elias, Beatriz percorreu todos os cantos da cidade e nos deu fantásticas aulas de história e cultura. E Alberto, muito ocupado com o trabalho, também encontrou tempo para nos acompanhar em restaurantes, museus e até numa viagem rápida a uma cidade vizinha.

Santiago de Compostela está no topo da lista das cidades mais bonitas que já visitamos. E a catedral, por onde passam diariamente milhares de peregrinos que fazem o famoso Caminho de Santiago, é de tirar o fôlego.



Ficamos encantados com a fé dos caminhantes, a arquitetura da cidade, a rica gastronomia... Estamos tão fascinados que começamos a pensar em fazer parte do Caminho de Compostela ao fim desta nossa aventura. Vamos ver se teremos preparo físico e espiritual para dias ou até semanas vagando a pé por entre bosques, aldeias e pequenas cidades espanholas. Que seja como Deus quiser!

... a gastronomia

Mais que uma viagem turística, Santiago de Compostela é um tour gastronômico. Muito bem guiados pelos amigos Beatriz e Alberto experimentamos muito de tudo em charmosos restaurantes da cidade.

O Renato se esbaldou nos mariscos e pescados.



Acima, estava ele no banquete de Fideos com bogavantes. Mas ele provou (e adorou) também percebes, mejillones con escabeche, vieiras, navarras, chocos en tinta...


Eu, menos corajosas com as comidas diferentes, passei aperto no mercado de peixes e fiquei mesmo com as carnes.




E fiquei muito bem-servida entre tortillas de jámon, lacón cocido, chicharrones e huevos rotos. Também experimentei duas tentações: chocolate com churros e torta de amêndoas, a conhecida Tarta de Santiago, feita por freiras da cidade. Tudo de dar água na boca.

Para completar a comilança, Alberto fez um maravilhoso jantar no sábado, com risoto de fungos e queijo grana padano. Uma delícia!



E eu, para tentar agradar os amigos, fiz uma sobremesa bem brasileira: o brigadeiro.

... o caminho

A fé dos peregrinos parece ser palpável em Santiago de Compostela. Por todos os cantos, cruzamos com os exaustos caminhantes que chegam à cidade galega depois de dias, semanas ou até meses de andanças.


Os mais aventureiros fazem o caminho de bicicleta, andando cerca de 50 quilômetros por dia. Haja fôlego!



E, várias vezes ao dia, todos os peregrinos se reúnem na impressionante Catedral de Santiago para assistir às missas de boas-vindas aos caminhantes.


Durante as celebrações, há um espetáculo à parte: o botafumeiro. Um imenso incensário de prata faz movimentos como os de um pêndulo pela nave da igreja para espalhar ali um incenso perfumado. Dizem que o ritual é uma forma de despistar o mau cheiro dos peregrinos que, muitas vezes, fazem o caminho em péssimas condições de higiene. Há dias sem banho e suando a camisa pelas trilhas, realmente, só com a ajuda de um botafumeiro para aguentar...