sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

... a cremação

Não há poesia, belas palavras, floreios...
A realidade, nua e crua, foi escancarada diante dos nossos olhos nas cerimônias de cremação de corpos em Varanasi.



Os mortos são banhados nas águas poluídas do Rio Ganges e colocados sobre pilhas de madeira onde, segundos depois, atira-se fogo e os corpos ardem em chama.
Isso tudo acontece no meio das escadarias da cidade, tão perto de tudo e de todos que é possível ouvir o estalo dos ossos queimando e ver a pele do defunto estufar em bolhas. Chega de detalhes!







4 comentários:

  1. Meus queridos Glória e Renato. Quanto menos detalhes, melhor. Isso que é outro mundo, hein. China e Mianmar são paraíso. Beijos, Lúcia Anderson.

    ResponderExcluir
  2. Nada contra as vacas, sei que são sagradas mesmo, tanto que aparecem ao lado das pilhas de madeira, que devem cremar os defuntos. E, pelo tanto de madeira, percebe-se que as vacas são sagradas, as florestas não! É muita madeira e muito corpo à vista!

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra um caso do famoso José do Jezuvir. O filho caminhoneiro, resolveu levá-lo pra um passeio em São Paulo, que ele não conhecia e onde deveriam deixar uma carga, um caminhão carregado de abóboras. Durante toda a viagem, de 20 em 20 km, o Sr. Jezuvir olhava pra trás e dizia:'" ë muita abóbora!" Assim foi, a viagem inteira. Quando eles entraram na cidade e o Sr. Jezuvir viu aquela imensidão...."essa abóbora tá pouca!"
    A madeira também tá.

    ResponderExcluir
  4. Nossa meu Deus ... eu já estava muito ponderoso sobre ir a Índia, seu blog me ajudou muito !! Preciso me livrar ainda de muitos preconceitos antes de pensar em ir lá !! ...

    ResponderExcluir