terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

... o Taj Mahal

Sabe aquela feliz sensação de missão cumprida, quando você coloca um “X” diante de uma tarefa da sua lista? Pois é, estamos nos sentindo exatamente assim diante do Taj Mahal.


Chegamos aqui à marca de 7 maravilhas do mundo em nosso currículo. Já passamos pelas Pirâmides do Egito (o único monumento do mundo antigo ainda de pé), Coliseu, Petra, Muralha da China, Machu Picchu, Cristo Redentor e, finalmente, estamos no magnífico Taj Mahal. Para fechar a lista das maravilhas do mundo moderno só nos resta visitar Yucatán, no México.
Além de cumprida, essa missão foi comprida! Chegamos à maior atração turística da Índia no nosso 9º mês de viagem pelo mundo... Literalmente, um parto!
Sem palavras para narrar a beleza do monumento e a nossa alegria e gratidão por estarmos aqui, deixo vocês com as imagens da nossa visita.






O Taj Mahal é um memorial erguido pelo imperador Shah Jahan, em 1653, para enterrar o corpo de sua amada Mumtaz Mahal. Ela era a terceira esposa do imperador e morreu enquanto dava à luz o 14º filho do casal. De coração partido, Shah Jahan viu seus cabelos tornaram-se grisalhos do dia para a noite e decidiu homenagear Mumtaz Mahal com o belíssimo monumento, descrito pelo escritor Rabindranath Tagore como “uma lágrima no rosto da eternidade”.









Um capítulo interessante dessa linda história de amor e idolatria é que o imperador Shah Jahan passou seus últimos 8 anos de vida aprisionado no Forte de Agra tendo como único consolo a chance de apreciar sua obra-prima por esta janelinha.

Shah Jahan foi deposto do trono pelo próprio filho, Aurangzeb, cinco anos depois da inauguração do Taj Mahal, e feito prisioneiro num palácio dentro do forte. Reza a lenda que, de dentro da “cela”, ele assistia diariamente ao sol nascer por detrás do Taj Mahal. Morto em 1666, o corpo de Shan foi transportado ao longo do Rio Yamuna e enterrado no lindo mausoléu ao lado de sua amada.



5 comentários:

  1. Mais um vez, maravilhosas as fotos e o lugar. Toda essa viagem está sendo, realmente, um parto. Quando você chegar, Toméia, depois de 9 meses e, novamente, estiver dentro do meu abraço, estarei abraçando uma nova mulher, bem diferente, mas tão linda quanto àquela, que eu abracei na maternidade.
    Fiquei emocionada com a história do amor que deu origem a essa maravilha. Se após o nascimento do décimo quarto filho, o amor continuava tão intenso, a vida deles deve te sido tão linda, como os riquíssimos detalhes do Taj Mahal

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos e lindo texto! No Taj Mahal eu quero ir... Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meus queridos amigos, pelo nascimento desse filho...
    a saudade só aumenta,
    Abraços fortes em vocês.
    Humberto

    ResponderExcluir
  4. Fiquei emocionada! Parabéns Gogoia e Renato. Bjos. Suely

    ResponderExcluir