segunda-feira, 26 de agosto de 2013

... o seu Graciliano

Isolado do mundo, numa casinha sem energia elétrica e sem água encanada, o seu Graciliano vive como porteiro da Cachoeira do Abismo, uma das atrações da Chapada dos Veadeiros. A longa espera por turistas, raros na baixa temporada, parece aguçar a ansiedade do simpático senhorzinho de 62 anos. Ao colocarmos os pés na cabana, ele mal dá “bom dia” e já começa a narrar uma infinidade de histórias.


Os casos são longos e ele não perde a empolgação... Sem dúvida, a melhor história é permeada pelas lendas de aparecimento de extra-terrestres na Chapada dos Veadeiros. Quando perguntamos se ele já avistou algum por aqui, ele responde sorrindo: “ET e disco-voador é conversa de gente doida. Nunca teve nada disso por aqui. O que eu já vi, e isso é verdade, foi ‘óvulo’”, diz o seu Graciliano, com a língua meio enrolada, tentando se referir aos OVNI’s (objeto voador não identificado).
Segundo ele, em uma noite da sua mocidade, um grande clarão rasgou os céus da Chapada. “Tão claro que a noite quase virou dia. Mas foi muito rápido e logo desapareceu. Quem estava de costas não teve tempo nem de se virar para ver. Eu vi tudinho porque estava de frente”, diz seu Graciliano, fazendo uma série de gestos para imitar a passagem do misterioso objeto. E para completar, ele ainda solta outra pérola, agora sobre o nome dado aos OVNI’s  “Aquele clarão passou tão rápido que não sei como o povo conseguiu ver o nome. Pode ser que, pelo computador, os cientistas lá de Brasília puderam ler alguma coisa nele. Mas eu duvido. Para mim isso é tudo conversa, porque o povo cisma que todas as coisas precisam ter um nome e aí eles acabam inventando um.”
Olhem só que peça rara eu e Renato viemos encontrar na Chapada dos Veadeiros! Passamos mais de uma hora conversando com o seu Graciliano e ele não parou com seus engraçados casos nem um minuto. Enquanto falava da criação do parque nacional, ele quase nos fez soltar uma gargalhada! No meio da história, ele disse que “depois que o governo federal inventou o tal do turista, a Chapada nunca mais ficou vazia”! Rsrsrs...
Depois dessa, o seu Graciliano deveria ser tombado, assim como o parque, como patrimônio da humanidade!

3 comentários:

  1. HAhahaa... umas figuras assim que ajudam valer a viagem! Ainda tento lembrar o nome do nosso guia no PETAR...

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha divertidíssimo seu Graciliano!

    ResponderExcluir
  3. Olha só a contradição ou incoerência, nem sei como identificar a situação: Com tantas cachoeiras o Seu Graciliano não possui água encanada, e com tanta força motriz, não tem energia elétrica! Faltou cano, faltou turbina, mas paz e sossego, não faltaram!
    O sujeito é um sábio.

    ResponderExcluir