quinta-feira, 8 de novembro de 2012

... as proibições

Se a Austrália tivesse que mudar de nome, o país poderia facilmente ser chamado de “terra do não pode”. Nunca vimos tantas restrições e proibições num só lugar!
Para começar, consumir bebida alcoólica nas praias é crime. Na verdade, é proibido beber em qualquer espaço público (ruas, praças... tudo!). E o infrator pode ser multado em até 800 dólares australianos (mais de R$ 1,6 mil).



Nos bares e boates, não se pode vender bebida para tontos! Parece piada, mas é verdade! Se uma pessoa já com sinais de embriaguez chegar ao balcão, ela será impedida de comprar bebida... E, se o garçom descumprir a regra e vender mais álcool para o bebum, ele pode ser multado em 2 mil dólares australianos. Já o gerente pode ser penalizado em até 18 mil dólares australianos!
Os supermercados são proibidos de vender bebida alcoólica. Cervejas, vinhos e bebidas de doses só são encontrados em lojas especializadas e, muitas vezes, com um preço bem salgado. Perguntamos a razão de tanta rigidez ao vendedor de uma dessas adegas e ele nos respondeu que trata-se de uma tentativa do governo de não incentivar o consumo de álcool entre os jovens.
Voltando às praias, também não se pode fumar, andar de skate, passear com cachorro, nadar fora das áreas vigiadas por salva-vidas, ouvir música, jogar bola ou frescobol... Quem quiser andar de bicicleta, deve se restringir às ciclovias, onde é obrigatório o uso de capacete e joelheira e a velocidade máxima das bikes deve ser de 8 km/h.



Nos trens e ônibus, não se pode mastigar nada! A multa para quem for flagrado comendo ou bebendo nos meios de transporte é de 200 dólares.
O cigarro nunca pode estar exposto em vitrines. O produto só é vendido em lojas de conveniência, mas fica trancado dentro de um armário cinza sem qualquer anúncio. Um detalhe importante: o maço mais barato custa 20 dólares australianos (mais de R$ 40).
Pode ser que outros países (até mesmo o Brasil) também tenham leis e restrições para vários desses quesitos. No entanto, a diferença que observamos é que, na Austrália, todas as regras estão explícitas em grandes placas que trazem sempre, em negrito, o alto valor das multas.
Para nós, acostumados com um país mais liberal como o Brasil, esse tanto de regras e proibições é um pouco claustrofóbico.

2 comentários:

  1. Se das praias eu aproveito mais as barracas ou quiosques, com muita cerveja, aí, na Austrália, somente os olhos seriam brindados com paisagens tão maravilhosas. O que não é pouco, pois a beleza é muita!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh que issso??? Velocidade máxima de 8km/h?????????

    Que palhaçada.... já que existe um local específico para a prática do esporte colocassem ao menos mais alto tipo 40, 50km/h já que deve ser tudo plano...
    8km/h é uma pessoa caminhando rápido! Prefiro ir a pé!

    Rubens Weil

    ResponderExcluir