segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

... os extremos

Duas realidades extremas nos impressionaram no Camboja. Cruzamos o Norte do país de barco, num delicioso passeio de barco de 7 horas pelo Rio Sangker, e ficamos surpresos diante de imagens tão antagônicas.

Primeiro, contemplamos o charme de vilas flutuantes, crianças uniformizadas na saída da escola em barcos a remo, vendedores de frutas...
















Depois, ficamos chocados com a pobreza de centenas de famílias ribeirinhas. Crianças nuas, montanhas de lixo, pessoas se banhando e escovando dentes em águas imundas, gente dormindo quase ao relento... Essas cenas nos ajudaram a entender como vivem as pessoas num dos países mais miseráveis do mundo. Uma tristeza!

















5 comentários:

  1. Tristeza é pouco ao ver tudo isso! Eu me sinto cúmplice, como sempre! Sufocada num silêncio aterrador!

    ResponderExcluir
  2. Olá crianças!! Monte de saudades! O que eu acho interessante, é que para "livrar"um país do comunismo, os EUA e o mundo todo, sabe onde estão o dinheiro e os recursos, mas em uma situação desta todo o mundo finge de égua.Eh, eh, eh, vida de gado! Beijos. Yeye

    ResponderExcluir
  3. é meninos a desigualdade assusta ...estive viajando pelo sertão da Paraíba e tb me choquei c a pobreza ....bjs . Débora

    ResponderExcluir
  4. Oi Gogoia, aqui é Lili, filha da Aldayr. Tudo bem!!!!
    Antes de tudo gostaria de te dar os parabéns, para você e Renato, pelo blog, muito legal e não tem como olhar e não morrer de vontade de fazer a mesma coisa... Mas enfim você deve lembrar que estamos querendo ir pra China (literalmente)e queria pedir sua opinião, você acha que fazer o Cruzeiro pelo Rio Yangtsé, vale a pena??? Beijos e ótimo 2013 para vocês!!!
    Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili!
      Obrigada pelos elogios. Fico muito feliz em saber que você está nos acompanhando aí.
      Sobre o cruzeiro na China, nós fizemos o passeio no Rio Li, bem ao Sul do país. Recomendamos muito! Foi uma das paisagens mais lindas que já vimos na vida!
      Mas nós não viajamos pelo Rio Yangtsé. Dizem que é muito bonito, mas parece que as obras de construção da hidrelétrica mudaram muito a paisagem... Infelizmente, não sei te informar melhor.
      Eu pedi o seu e-mail à minha avó Yára, pois gostaria de te dar mais detalhes da nossa viagem pela China. Mas, caso você prefira me mandar uma mensagem, meu e-mail é gloria.tupinambas@gmail.com.
      Espero que vc visite a China, vc vai se apaixonar!
      Beijos e um Feliz 2013 para vc e toda a sua família. Dê um beijo especial em sua mãe, por favor.

      Excluir