quinta-feira, 9 de agosto de 2012

... as múmias

Áridos e gigantescos penhascos de Luxor foram o lugar escolhido pelos antigos egípcios para o descanso eterno de seus faraós. No meio dessa paisagem estão escavados grandes sarcófagos de pedra e, dentro deles, um dos maiores tesouros do Egito: as múmias. A mais surpreendente é a de Tutankamón, que governou no século 13 a.C e cuja tumba só foi descoberta em 1922 por um arqueólogo inglês.
Nem os mais realistas filmes de terror conseguem reproduzir a “beleza” dessa múmia com todos os detalhes. Cada traço do rosto de Tutankamón está preservado, seus lábios, seus dentes, os dedos dos pés e das mãos... Tudo! O faraó repousa numa cama de pedra dentro do sarcófago como se tivesse morrido ontem! E, nas paredes do sarcófago, estão maravilhosos desenhos coloridos que, na verdade, são textos hieroglíficos escritos para conduzir os faraós na viagem rumo à vida eterna.
Já no Centro da cidade, bem longe das tumbas, estão os impressionantes templos de Luxor, de Karnak e Rameseum, cheios de colunas, estátuas, obeliscos, esculturas e outras proezas arquitetônicas que os faraós construíram para atrair a atenção dos deuses.
Este é o Karnak:







Abaixo, está o Templo de Luxor:






E, por último, o Templo Rameseum:






Um comentário:

  1. Que maravilha! Vcs fizeram por merecer tudo isso com toda certeza! Curtam muito, dirvirtam-se bastante e Deus abençoe seus caminhos. - Bjos, tia vilm@.

    ResponderExcluir