quinta-feira, 2 de agosto de 2012

... o Mar Morto

Imagine entrar numa piscina de óleo e sentir o seu corpo sendo expulso daquele líquido para flutuar como uma boia. Pois é exatamente essa a sensação de mergulhar no Mar Morto, o ponto de menor altitude do planeta, a 400 metros abaixo do nível do mar. Eu e Renato ficamos como crianças brincando naquele líquido viscoso. Flutuamos com braços e pernas para o alto, lendo panfletos, carregando torrões de sal, de barriga para cima e para baixo... Uma farra!




A facilidade de boiar no Mar Morto se explica pela altíssima densidade da água. Dizem que a concentração de sal neste mar é 10 vezes maior que nos demais oceanos. Mas o que faz a água ser tão diferente (viscosa mesmo) é a quantidade de outros minerais, como bromo e magnésio. Essa combinação faz com que os fenômenos mais curiosos possíveis aconteçam no Mar Morto e que o gosto da água seja horrível. Uma gotícula espirrou na minha boca e tive a impressão de estar ingerindo um ácido. Terrível experiência! 
A temperatura da água, variando de 40 a 50 graus, é outra curiosidade que surpreende os turistas. Ao colocar o pé no Mar Morto, você tem a certeza de que estará cozido em poucos minutos. Do lado de fora, o calor também é escaldante, chegando a 44 graus à tarde.


Nós curtimos o Mar Morto na cidade de Ein Bokek, em Israel. Para a nossa sorte, o lugarejo não tem hotéis ou pousadas, apenas resorts e spas. Rsrsrs... Portanto, tiramos o escorpião do bolso e nos esbaldamos. Frequentamos uma praia particular sendo levados por carrinhos de golf, nadamos em piscinas com água do Mar Morto, Jacuzzis, etc.. 





Também rimos muito dos mais animados que se sujam com a lama do Mar Morto, acreditando nos benefícios dela para a pele.


Mas, o mais divertido mesmo é que todas as atividades são sempre na companhia da turma da terceira idade! Como o Mar Morto é famoso por suas propriedades medicinais, Caldas Novas fica até parecendo uma matinê perto de Ein Bokek. (Já sei que o Gleider vai cair na minha pele! Rsrsrs...)



5 comentários:

  1. Aposto que o Gleider nem vai rir: olha os dois "filés" que aparecem na foto ao lado do Renato. Pra quem ousar rir, eles poderiam dizer, que trabalharam muito (ou não) para estarem num resort no Mar Morto, enquanto quem ri deles está mais pra morto do que vivo, num mar de merda.rsrsrs...sem traumas!hehehhe...
    E ai de quem disser que a outra tá na lama. Pra gente ver que tudo nessa vida, depende do ponto de vista

    ResponderExcluir
  2. Amei as fotos!! Lindassssssssssss e super finas! (seu Mai^o de banho eh uma lindeza :)
    E COM CERTEZA eu iria me esbaldar nessa lama!!
    Adorei! Beijinhos!

    Ingrid

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk ... tão mais feliz que pinto no lixo! Acredita em destino Glória??? kkkk Aposto que rejuvenesceu uns 15 anos aí...deve estar com cabeça de 43 anos agora kkkkk... tirando a "veieza" de lado, fino d+ o lugar hein? Traz um tikin dessa água do mar morto pra cá, pois tem gente demais precisando de um salzinho aqui.. eita povo sem tempero!
    P.s: seu olho funciona à distância hein? Já tem uma semana que estou sob efeitos de remédios: fui dar uma cabalhota e tive uma distensão na coluna e outra no pescoço...fui parar no hospital chorando de dor...eu que sou muito forte e aguentei o tranco. Se fosse vocês tavam tudo morto uma hora dessas ...kkkk... abração pra vcs aí! Com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o trabalho e férias de vocês.... Fotos e comentários sobre os locais muito bem preparados. Parabéns.
    Mas fico aqui pensando em como vocês fazem para se comunicar com tantas pessoas diferentes, como vocês fazem para se adaptar com os alimentos diferentes?
    Posso dizer que tem muito amor no que vocês fazem.....Tudo de bom para o casal.

    ResponderExcluir
  5. Olha que INCRÍVEL!!!
    Muito Obrigada pela matéria maravilhosa.
    Abraço!

    ResponderExcluir