domingo, 12 de agosto de 2012

... o calo

As beatas e os “piolhos” de igreja que conheço têm os joelhos calejados de tanto rezar. Mas, no Egito, os muçulmanos mais fervorosos esbanjam calos na testa, acreditam?


Isso é o resultado das cinco orações diárias obrigatórias da religião islâmica. Todas as vezes que as mesquitas emitem um chamado pelos seus minaretes, homens e mulheres abandonam suas tarefas e estendem imediatamente seus tapetes no chão para começar as preces. Durante cerca de 15 minutos, eles permanecem com a cabeça apontada em direção à cidade de Meca (na Arábia Saudita), se ajoelham e tocam a testa no chão dezenas de vezes.

A fé deles é tamanha que até os ônibus de viagem (não turísticos, claro) fazem paradas em rodoviárias improvisadas à beira da estrada para rezar nas horas sagradas. Nós presenciamos várias dessas cenas curiosas esta semana. Quando nos deslocávamos de Sharm el-Sheik para Luxor, numa exaustiva viagem de 16 horas de duração(!!!), nosso ônibus parou às 19h20 em ponto - hora do pôr-do-sol e, portanto, do fim do jejum do Ramadan -, para que todos os passageiros pudessem orar e fazer a primeira refeição do dia. Maravilhoso!

Um comentário:

  1. 19:20hr primeira refeição?? ainda está fazendo 44ºC?? Pressão sanguínea inexistente né?!

    ResponderExcluir