quarta-feira, 6 de março de 2013

... a meio mastro

Se o mundo tem bandeiras a meio mastro em sinal de luto por Hugo Chávez, o Renato não poderia deixar de prestar condolências.



Com o punho cerrado a "meio braço", ele lamentou, em Kathmandu, a morte do companheiro venezuelano. E como bem disse o Pedrinho, o Partido Comunista está cada vez mais desfalcado... Sem Chávez e Niemeyer, agora só restam mesmo Renato e Fidel Castro!

Coincidência ou não, o dia da morte de Hugo Chávez foi marcado, cá do outro lado do mundo, no Nepal, por uma greve geral. O país esta completamente paralisado (sem transporte, comércio, escolas, fábricas...) com a manifestação convocada pelos maoístas do recém-fundado Partido Comunista do Nepal-Maoísta, contra o governo dos seus ex-companheiros do Partido Comunista do Nepal Unificado, também maoístas.
A greve geral é um protesto contra a decisão do governo de subir o preço dos produtos derivados do petróleo.
E um detalhe curioso: o Nepal é um país tao excêntrico que, por aqui, partidários brigam entre si! Maoístas lutam contra maoístas na disputa pelo poder e fazem do Nepal o único país do mundo em plena revolução socialista. E as transformações políticas são realidade viva por aqui. O Nepal é a mais jovem república do mundo, fundada em 2008 com a revolução democrática que pôs fim à monarquia nepalesa, depois de uma guerra popular de 10 anos... É tanta confusão que daria um livro (que vamos deixar para os jornalistas nepaleses escreverem, né! Eu tô fora, ou melhor, tô de férias!)!

Um comentário:

  1. Fundar um partido comunista, nos dias de hoje, é algo realmente, inusitado!
    Vi o pesar no rosto do Renato e gostaria de comentar uma outra coincidência, de menor envergadura, mas coincidência: no dia internacional da mulher, com um juri formado por 5 ou 6 mulheres, se não me engano, uma Juíza, o ex-goleiro Bruno está sendo julgado pela morte, desaparecimento, ocultação do cadáver de Elisa Samúdio e, pra completar, agora, por tráfico de drogas!
    Tem tudo pra ficar bonito na fita!

    ResponderExcluir