quinta-feira, 7 de junho de 2012

... a fotografia

Se é que ainda havia alguma dúvida de que Madrid é a capital mundial da fotografia, agora só há certezas. Prova disso são as mais de 80 exposições, de 315 fotógrafos, que a cidade espanhola sedia a partir de hoje. A PhotoEspaña 2012 movimenta todos os espaços culturais possíveis e, acreditem, temos a pretensão de visitar todos.

Infelizmente, não vamos conseguir trazer para os nossos leitores do blog a beleza das imagens. Mas eu, como admiradora da arte e dos fotógrafos (do "meu" em especial), vou tentar traduzir em palavras um pouco da atmosfera do evento.

Hoje, estreamos na PhotoEspaña pela exposição Cuba - La tierra más hermosa. As imagens são deslumbrantes e fazem jus à frase que Cristóvão Colombo disse em 1492, enquanto descobria a América: "Cuba es la tierra más hermosa que los ojos humanos vieran".





E vou compartilhar com vocês parte do texto de abertura da mostra, de autoria de Juan Carlos Moya, que traduz um pouco da alma desses profissionais tão brilhantes. Segundo ele, os fotógrafos são "exploradores de la luz, buscadores de sensaciones o simplemente locos de la fotografía, que se han atrevido a ser embajadores de lo cotidiano, ladrones de instantes irrepetibles, usurpadores de almas o incluso ocupas de la memoria colectiva de aquellos apasionados observadores".

2 comentários:

  1. Janduí que me perdoe, mas não há como não se emocionar com tão lindas palavras, Toméia! Fico imaginando a carinha do Renato: Louco por Cuba e por fotografia!Juan Carlos Moya, com essa frase, provocou em mim, o mesmo que Chico Buarque faz com suas canções: "Merda!! eu poderia ter escrito isso!!!" rsrsrsr... ah, se eu tivesse essa competência!!

    ResponderExcluir
  2. Gloria... Estou acompanhando os passos da viagem...e você realmente tem o dom de "transportar" o leitor ao cenário, estou me sentindo em terras européias!!! Parabéns pelo blog e obrigada pleas postagens!!! Vamos seguir com a " nossa" viagem! Gde abraço!

    ResponderExcluir