sábado, 5 de janeiro de 2013

... Angkor

Sabe aquela pergunta ridícula que os adultos adoram fazer às crianças: “você gosta mais do seu pai ou da sua mãe?” Pois eu e Renato estamos num dilema parecido, sem saber se gostamos mais de Machu Picchu, das pirâmides do Egito, da Muralha da China ou da nossa nova descoberta, os templos de Angkor, no Camboja.




Estamos há dois dias na cidade de Siem Reap visitando o complexo de templos e nossos olhos ainda não se acostumaram com tanta grandeza e maravilha. Construído entre os séculos 9 e 15 durante o Império Khmer, Angkor é considerado o maior monumento religioso do mundo com mais de mil templos hinduístas em ruínas. O mais interessante e bem preservado é Angkor Wat, erguido para adoração do Deus Vishnu e, mais tarde, transformado num templo budista.






Outro templo impressionante é o Ta Prohm, com árvores centenárias entrelaçadas às antigas construções e com um ar de cidade perdida.








A riqueza de detalhes de Angkor também é incrível. Imensos painéis enfeitam as paredes do templo e representam batalhas das divindades hindus contra demônios e forças do mal. As esculturas e adornos parecem ter sido bordadas à mão.






Depois de tantos elogios, temos um conselho: não deixe de visitar Angkor nesta vida, por favor!!! Se você acha cansativo pegar um voo de quase 24 horas, tome um sonífero antes de embarcar no avião; se acha caro, venda até a roupa do corpo; sei lá, faça qualquer negócio, mas não prive seus olhos desta paisagem.

3 comentários:

  1. Grória, já tô providenciando o sedativo, bjo

    ResponderExcluir
  2. só uma palavra:que maravilha!Vó Dani.

    ResponderExcluir
  3. Muda! Sem palavras! Parece que os tentáculos dessas árvores-polvo protegem algo mais que arquiteturas! Tá combinado, Toméia! Já estou economizando a grana (pra não precisar vender a roupa do corpo) pra visitarMOS, juntas, Angkor e a Indonésia, como um dia você me sugeriu, lembra?

    ResponderExcluir