Engenhoca, gambiarra, parafernália... Me faltam palavras para descrever o mais louco meio de transporte que já vimos: o trem de bambu do Camboja.
Hoje, o trem de bambu é apenas uma atração turística, mas a sua história está ligada à pobreza e à falta de opções de transporte no Camboja. Há algumas décadas, esse rudimentar trem começou a trafegar clandestinamente pela ferrovia do país transportando mercadorias e passageiros. As pessoas simplesmente se apropriavam da linha do trem e usavam carrinhos de bambu feitos no fundo do quintal para os deslocamentos entre uma cidade e outra.
A parte mais cômica é quando um trem cruza com outro! Nesta hora, o vagão mais leve, ou seja, com menos gente ou carga, é obrigado a sair dos trilhos e ceder passagem ao outro.
Nós embarcamos nessa loucura por uma hora, num trecho da ferrovia em Battambang. O trem de bambu atinge até 50 km/h e com um detalhe importante: sem freio! O "maquinista" usa um pedaço de madeira para parar o trem... Outra comédia é que os trilhos dessa ferrovia não são exatamente paralelos não! Por falta de manutenção, os dormentes foram se empenando, os trilhos saíram do eixo, as pontes se entortaram... O resultado é um sacolejo atrás do outro durante o percurso. Muito divertido!!!
Hoje, o trem de bambu é apenas uma atração turística, mas a sua história está ligada à pobreza e à falta de opções de transporte no Camboja. Há algumas décadas, esse rudimentar trem começou a trafegar clandestinamente pela ferrovia do país transportando mercadorias e passageiros. As pessoas simplesmente se apropriavam da linha do trem e usavam carrinhos de bambu feitos no fundo do quintal para os deslocamentos entre uma cidade e outra.
A parte mais cômica é quando um trem cruza com outro! Nesta hora, o vagão mais leve, ou seja, com menos gente ou carga, é obrigado a sair dos trilhos e ceder passagem ao outro.
Nós embarcamos nessa loucura por uma hora, num trecho da ferrovia em Battambang. O trem de bambu atinge até 50 km/h e com um detalhe importante: sem freio! O "maquinista" usa um pedaço de madeira para parar o trem... Outra comédia é que os trilhos dessa ferrovia não são exatamente paralelos não! Por falta de manutenção, os dormentes foram se empenando, os trilhos saíram do eixo, as pontes se entortaram... O resultado é um sacolejo atrás do outro durante o percurso. Muito divertido!!!
50km/h? Ta louco... deve balançar pra caramba isso ai!! hahah
ResponderExcluirDivertido e cômico porque o maquinista é rápido, senão seria trágico, isso sim. A 50 km/h, Deus me livre!
ResponderExcluirAi no Camboja até o carrinho de rolimã evolui, virou trem de bambú, rsrsrsrs.
ResponderExcluirLeopoldo Alves