sábado, 8 de dezembro de 2012

... a barca furada

Incrível como são precários os barcos na Indonésia, um país formado por mais de 17 mil ilhas (maior arquipélago do mundo) que dependem da navegação para se interligarem. Eu e Renato já embarcamos em três barcas furadas de arrepiar!
A pior foi um cruzeiro pelas ilhas da Indonésia. Passamos quatro dias e três noites em alto mar neste barco que não teria condições de navegar nem no Rio São João, em Itaúna. Medo, pavor e pânico!!!



Éramos 14 passageiros (brasileiros, franceses, holandeses, australianos e finlandeses) dormindo juntos num deck, sem água doce para tomar sequer uma ducha e comendo no chão! Isso mesmo, porque o barco não tinha nem mesa e cadeira!




Se o barco não tinha conforto, imagina segurança! Não havia botes nem coletes salva-vidas para todos, GPS, rádio de comunicação, bússola, satélite... nada! Ficamos na mão de 4 marinheiros mal-encarados.




E, para piorar o desespero, em todas as noites caiu uma tempestade tropical daquelas, com raios e ventos para ninguém botar defeito.



A segunda foi um barco-bomba entre as ilhas de Lombok e Gili Trawagan. A embarcação, com motor de popa, carregava 20 pessoas e 300 litros de gasolina... Detalhe: o combustível estava em galões improvisados e metade dos passageiros fumava compulsivamente. Juro que ainda não sei como aquela coisa não explodiu!



A terceira foi um avacalhado ferry-boat para nos deslocarmos de Bali para Lombok, numa viagem de sete horas. O barco não tinha assento para todos os passageiros e o local mais confortável era uma sala com um tapete imundo onde as pessoas deitavam no chão... Qualquer semelhança com o trem “hard seat” da China não é mera coincidência!

3 comentários:

  1. Tio Renato é o mais esperto! Já dorme na canoazinha de "emergência" do lado das cordas!! hahah

    ResponderExcluir
  2. Que loucura 'e essa? as fotos estao lindas, essa dos raios maravilhosa. Mas isso 'e coisa de loucos. Queremos vcs aqui de novo, viu? O mais interessant'e que voces e o Bisay me falaram que o passeio de bugre nas dunas em Natal'e perigoso, muita adrenalina, hein. Ah, desse jeito vcs matam o velhinho aqui.Que o la de cima, proteja vcs. Saudades de vcs. Outra coisa: ta sabendo da novidade aqui? Ta chegando gente nova no pedaco, vamos ser vovos, estamos super alegres.Beijos pra vc e Renato

    ResponderExcluir
  3. Grória, definitivamente não estou te reconhecendo... Juízo, vc precisa voltar, hein? Bjo

    ResponderExcluir