segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

... a Ronda das Almas




Pés descalços no chão, cabeça e sobrancelhas raspadas e, no ombro, um pote cheio de humildade à espera de comida. Em silêncio absoluto, centenas de monges budistas e seus aprendizes (os noviços) percorrem as ruas da cidade de Luang Prabang, no Laos, em busca de donativos para as refeições do dia.
O ritual, conhecido como Ronda das Almas, ocorre diariamente, pouco antes do nascer do sol, e movimenta a pacata cidade com seus 36 templos budistas.









Moradores e turistas se sentam em esteiras na porta de casa e oferecem aos monges arroz, frutas, biscoitos, chocolates, dinheiro... tudo misturado ali dentro do pote.
Eu fiquei com vontade de participar e comprei uma caixa de bolinhos de banana para oferecer aos monges. Foi emocionante! E arrisco dizer que a Ronda das Almas está no topo da lista dos rituais mais lindos que já presenciamos na vida.










É neste clima de paz que esperamos receber 2013 em Luang Prabang. E desejamos a todos um Ano Novo cheio de luz, simplicidade e alegrias!
Obrigada por tudo 2012!

2 comentários:

  1. Muito interessante esse ritual, nem imaginava que isso poderia ocorrer. Realmente esses monges budistas são exemplo de fé e simplicidade para o mundo...

    ResponderExcluir
  2. É mesmo emocionante! A gente percebe a simplicidade e a humildade, tanto de quem recebe, como de quem oferece.

    ResponderExcluir