terça-feira, 4 de dezembro de 2012

... os rituais

A rotina do povo de Bali é regida pelos rituais do hinduísmo e não é difícil presenciar uma cerimônia na ilha.
Nós tivemos a sorte de assistir à bênção de um templo erguido na casa de uma família no vilarejo de Bedugul. Cerca de 100 pessoas estavam reunidas para pedir proteção aos ancestrais e às divindades e para festejar a inauguração do espaço.









Nessa cerimônia, o mais inusitado é o rito de purificação dos espíritos de animais sacrificados para a festa. As peles, penas ou ossos desses bichos ficam atados a uma corda e, durante horas, os moradores circulam com eles em volta da casa, orando, tocando tambores e cantando. Depois, os restos dos animais são enterrados no meio do quintal, com pétalas de rosas e oferendas.




Também presenciamos o sacrifício de um porco em Batul. Ficamos impressionados com o fato de o bicho ser morto com um corte no pescoço, e não com uma facada no coração como é feito no Brasil. A cena é feia e o coitado sofre por mais de 20 minutos até o sangue todo esgotar.




E, por último, o ritual mais comum de Bali: abençoar oferendas para as divindades.






Um comentário:

  1. Tudo é muito bonito e inusitado!A união e a harmonia entre todos, a fé, o poder de carregar peso, o equilíbrio e a facilidade que eles têm de colocar e permanecer com os joelhos no suvaco!

    ResponderExcluir