sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

... o comunismo

Renato de braço erguido diante de uma bandeira vermelha, com o símbolo do martelo e da foice e um velho barbudo ao fundo... Você acha que já viu esse “filme” antes??? Eu também! Rsrsrs...
Estamos de volta a um país comunista: o Vietnã. E a primeira pose do Renato aqui não poderia ser outra, né? Ele chegou afoito para encontrar o “camarada” Ho Chi Minh, o revolucionário que coordenou a resistência vietnamita aos ataques norte-americanos durante a Guerra do Vietnã.




Apesar das admirações políticas do Renato, nós não tínhamos grandes expectativas quanto ao potencial turístico do Vietnã e confesso que imaginávamos encontrar um país muito pobre e fechado, com gente ranzinza e magoada pelas agruras da guerra. Ledo engano! Estamos há três dias na cidade de Ho Chi Minh (chamada de Saigon até 1975) e, para nossa surpresa, o que encontramos foi uma metrópole bonita, agradável, limpa, de gente sorridente e muita infraestrutura para o turismo. Bons hotéis, deliciosos restaurantes e, sobretudo, fortes marcas da presença capitalista convivendo pacificamente com as propagandas socialistas. Prova disso está nas imponentes lojas Louis Vuitton e Chanel na mais movimentada esquina da cidade. Juro que não imaginei me deparar com o símbolo da ostentação e do luxo em plena Saigon.



2 comentários:

  1. Outro dia que percebi que na foto da Oktoberfest levantei a mão errada... era a esquerda... deixa pro ano que vem agora!

    ResponderExcluir
  2. A capacidade que esses sobreviventes de guerra têm de não enlouquecerem é surpreendente! Depois da Guerra, passaram pela opressão dos franceses, como você me contou, Toméia. Ainda bem que sempre haverá um cidadão orgulhoso, fotografado de punho erguido, em homenagem a eles! Estou contigo e não abro!

    ResponderExcluir