sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

... Niemeyer

Cá do outro lado do mundo, a morte de Niemeyer repercutiu entre nós. Ao sabermos que somos brasileiros, um espanhol e um holandês que viajava conosco num barco comentaram sobre a obra e o legado do grande gênio da arquitetura que acabara de falecer. Nós ficamos cheios de orgulhos!

O Renato em especial, pois guarda com carinho as fotos feitas por ele durante a última visita de Niemeyer a Belo Horizonte.


O Renato também já fotografou o mestre numa entrevista exclusiva para o Estado de Minas no seu escritório no Rio de Janeiro, junto com a repórter Idamáris Félix.



Agora, peço licença para citar duas homenagens recebidas pelo Renato diante da morte de Niemeyer.

A primeira foi feita pela minha mãe num poético e-mail com o título "fim das curvas". Depois de nos presentear com um texto de Chico Buarque, minha mãe disse: "Acredito que o Renato ficará pesaroso também. A sensibilidade do artista que retrata, não é menor que a do outro, que cria o objeto retratado! Artista é artista!"

E, por fim, cito uma frase do nosso amigo repórter Pedro Rocha Franco (Pedrinho), postada no Facebook, para dar uma dimensão da afinidade de Renato com Niemeyer: "Com a morte do arquiteto restam dois integrantes de carteirinha do Partido Comunista: Fidel e Renato Weil".
Diante destas emocionantes declarações, Renato promete continuar à procura de outros partidários ao redor do mundo... Já encontramos alguns na Polônia, terra de Lech Walesa; e nos trilhos da Transiberiana, em territórios de Lênin e Mao Tse Tung. Estamos a caminho do Vietnã e lá, certamente, não estaremos sozinhos!

3 comentários:

  1. Jesus, nós tucanos e democratas "de carteirinha" (eu tô prestes a aposentar a minha. Votei no PCO e PSTU na eleição) temos que continuar a caçada. Pensei que restassem só mais dois (Castro e Weil), mas, pelo visto, são mais. ahahah.

    Beijo para vocês. Boa viagem.

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Não sei quantos restam, mas, o Niemeyer, pode ficar tranquilo, acabaram-se as perseguições: primeiro, porque ele está morto e, segundo, porque a Carla Perez arranjou um fortíssimo álibi pra ele, postando em seu "facebook": "O time do Santos perdeu um grande jogador!"
    Não estou mentindo, não!

    ResponderExcluir
  3. Ninguém mais, a não ser Renato, teria uma foto do gênio, olhos fechados, inspirando uma bela tragada de seu cigarro, penugens na curva de fora da careca e, sabe-se lá, quantas penas no interior dela!

    ResponderExcluir