terça-feira, 18 de dezembro de 2012

... a guerra

Novamente, as brutalidades da guerra nos impressionam, assustam, entristecem... Ainda não conseguimos dimensionar a capacidade do homem de maltratar, humilhar e matar seus semelhantes num jogo de poder banal!

Em Ho Chi Minh (antiga Saigon), vimos as feridas vivas de um povo duplamente massacrado: primeiro, pelos franceses que colonizaram a Indochina, no Sudeste Asiático; e, mais tarde, pelos norte-americanos durante a Guerra do Vietnã.

O mais impressionante foi poder entrar dentro dos túneis usados pelos vietcongues para atacar as tropas dos Estados Unidos.












E, em seguida, visitamos o Museu da Guerra, com uma emocionante seleção de fotos e relatos de jornalistas e fotógrafos assassinados durante o combate.







Em meio às imagens de destruição e tristeza, os vietnamitas exibem, como um troféu, os aviões e tanques de guerra deixados para trás na fuga dos norte-americanos que, apesar do incontestável poderio econômico e militar, perderam a batalha para o Vietnã.


2 comentários:

  1. Tenso aquela armadilha lá hein?! E uma das fotos mais clássicas na parede! Mtu bom!

    ResponderExcluir
  2. Impressionante, Toméia! Só mesmo os vietcongues, que eu imagino, homens de 50 kg e 1,50m, mais ou menos, pra entrarem em túneis tão apertadinhos. Pequenos na estatura, repetiram "Davi contra Golias". E apesar das agruras, estão sempre sorridentes. Isso sim, é ser mais que Golias.

    ResponderExcluir