quinta-feira, 13 de setembro de 2012

... a igreja


Uma das igrejas mais bonitas do mundo não passa de um museu de mosaicos. A impressionante Catedral do Salvador do Santo Derramado, em São Petersburgo, repleta de santos e imagens bíblicas, curiosamente nunca funcionou como um espaço público de adoração. A explicação para isso está nas razões da construção do templo, erguido para homenagear o czar Alexandre II, assassinado ali em 1881.
Com 7,5 mil metros quadrados de mosaicos decorados com pedras preciosas e ouro, a igreja foi saqueada dezenas de vezes durante a Revolução Russa de 1917. Na década de 1930, o governo soviético fechou o templo e, na Segunda Guerra Mundial, quando milhares morreram por combates, fome e doença no Cerco a Leningrado, a igreja foi usada como necrotério. A catedral só foi reaberta em 1997, depois de quase 30 anos de restauração.
Apesar disso, o espaço ainda não foi reconsagrado e, portanto, não é dedicado ao culto. Mesmo sem a atmosfera santa e com ares de museu, vale (e muito) a visita.








3 comentários:

  1. Queridoooo!!! Quanta cultura, joderr!!! Espetacular...O blog nao é somente conhecer a viagem de vocês mas, também busca de informaçoes....Novo lema, Blog Gogoias&Renato enciclopeia para o entretenimento da alma: Viajar!

    Agente aqui esta batuta dois meses sem cerveja por dois motivos um estamos de Dieta e dois estamos sem companheiros...Abracos mil

    ResponderExcluir
  2. Olá queridos. Voces devem estar dominando o idioma russo como poucos, para nos passar tantas informações históricas, rsrsrsrs. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, mais uma vez, Renato se esmerou na sua arte de fotografar.
    Tá certo que a modelo também ajuda!! hehehe..Coruja, não, deixa!

    ResponderExcluir