segunda-feira, 17 de setembro de 2012

... o inglês

Demos uma de São Tomé e precisamos ver para crer que, na Rússia, realmente não se fala inglês. Já havíamos lido isso em dezenas de guias e websites, mas duvidamos que, na prática, seria tão difícil (ou quase impossível) encontrar o idioma que pensávamos ser universal.
Parece mentira, mas a comunicação é quase inexistente! Se não for na base da mímica, nada flui. A primeira dificuldade é que as placas com os nomes das ruas só trazem informação no alfabeto russo. No metrô, o nome das estações (mesmo em russo) não está claramente à vista e seria preciso dominar o idioma local para se guiar pela voz do locutor do trem. Nos hotéis mais simples, são raros os recepcionistas e funcionários que falam uma palavra pelo menos em inglês. Nas estações de trem ou rodoviárias, ninguém arrisca se comunicar conosco. Nos restaurantes fora do circuito turístico, os cardápios são indecifráveis.
A dificuldade é tamanha que, nos lugares onde o inglês é falado, é comum haver uma placa na porta para anunciar esta façanha aos turistas!



Diante disso, estou com a sensação de que eu e Renato somos verdadeiros analfabetos-surdos-mudos na Rússia! Rsrsrs....

Um comentário: