quinta-feira, 6 de setembro de 2012

... o primeiro mundo

Crescemos ouvindo que, para se conhecer de verdade o tal do “primeiro mundo”, é preciso visitar os Países Nórdicos. Fizemos isso esta semana numa rápida passagem por Helsinki, na Finlândia. A cidade é realmente muito bonita, mas garanto que não vimos nada de mais para diferenciá-la das demais capitais europeias.
Eleita Capital da Cultura e dona de um dos 20 mais altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, Helsinki esbanja modernidade e design sofisticado aliados à preservação do seu patrimônio.
Mas não esperávamos nos deparar com uma cena desta na cidade de maneira alguma:



E não pensem que esse flagrante é uma exceção. Vimos também vários pedidores de esmola em portas de igreja e guimbas de cigarro espalhadas no chão – uma realidade não encontrada em países como a Polônia, a Hungria e a República Tcheca.
Mas, por favor, não pensem que esses "problemas" tiram o brilho de Helsinki. A Finlândia tem muitas atrações a serem admiradas.







Um comentário:

  1. Aí, Toméia, mais uma vez me admiro com o TAMANHO dos vãos livres dessas praças. Que coisas enoermes!!! E, mais uma vez, me lembro do saudoso Tio Peri, quando ele sempre comentava: "Todos já ouvimos falar em primeiro e terceiro mundo, ond efica o segundo?" Ainda que a gente saiba que ele existe, ele não é claramente denominado como os outros dois,fica um vácuo.

    ResponderExcluir