quarta-feira, 26 de setembro de 2012

... o (con)fuso horário


A Transiberiana cruza 8 fusos horários em todo o seu percurso, de Moscou a Vladisvostok. Isso é mais que suficiente para dar um nó nos neurônios dos viajantes. A confusão é ainda maior porque as passagens são vendidas no horário de Moscou, as paradas são sinalizadas na hora de cada cidade e os relógios dentro do vagão mostram o horário de Vladivostok.
Para se ter uma ideia do caos, num dos dias da viagem, quando o sol nasceu, nosso relógio (no horário de Moscou), marcava 3h. Mas em Omsk (cidade onde estávamos naquele momento), eram 6h. E os relógios do trem já marcavam 11h...
Não bastassem os relógios em descompasso total, continuamos analfabetos, surdos e mudos na Transiberiana. O russo é a única língua tanto da tripulação quanto dos avisos internos do trem. E acho que eles estão cobertos de razão (rsrsrs...) de não informarem nada em outro idioma, afinal de contas, eu e Renato éramos os únicos turistas estrangeiros em todo o trem. 


 

2 comentários:

  1. É a mesma coisa de soltar o Edmarzinho e o Trairão no Metrô de Paris.

    ResponderExcluir
  2. E outra: o Tunai jura que vocês estão enganados, quanto ao (con) fuso horário. Ele não acredita (e nos "provou") que a diferença não pode ser de 12 horas.

    ResponderExcluir