quarta-feira, 26 de setembro de 2012

... a Transiberiana

Para quem queria ser russo quando crescesse, como o Renato, atravessar todo o país de trem, na famosa Transiberiana, era mais que um sonho. Posso dizer que era uma meta de vida!



Por isso, foi com muita ansiedade e um frio imenso na barriga que embarcamos nessa aventura aos 35 minutos do último sábado, dia 22 de setembro. A pretensão é chegar até a China, fazendo uma única parada em Irkutsk, no interior da Rússia, de onde escrevo esta postagem.
De Moscou até Irkutsk, percorremos 5.194 quilômetros de distância em exatas 87 horas de viagem. O trem fez 66 paradas, mas nós só descemos para espichar as pernas fora do vagão. Num total de quatro dias, não demos um passo sequer para fora de uma estação. Nossa casa foi, provisoriamente, um antigo trem da década de 1950. Temos até suspeitas de que o camarada Stalin mandou ali muitos “amigos” para a Sibéria. Rsrsrs...



Ainda estamos na metade da jornada e, por isso, talvez seja cedo para fazer um balanço geral. Mas vou arriscar um comentário com as primeiras impressões: em todo o trajeto, não há nenhuma paisagem espetacular, digna de um cartão-postal. Mas é muito bonito contemplar, por horas a fio, o colorido das florestas russas, com folhas de árvores nos mais variados tons de amarelo, alaranjado e vermelho; a arquitetura das casinhas de madeira; a vida pacata das pessoas que moram nos pequenos vilarejos à margem dos trilhos; a rotina dos viajantes e dos trabalhadores nas estações de trem... Em outras palavras: a viagem é um exercício de dar valor a pequenos detalhes de um cotidiano russo!





















4 comentários:

  1. Muito Legal!!!! Dona Maria de Lourdes me disse serão 14 dias dentro desse trem, achei fantastico.
    Boa Viagem...

    Leopoldo

    ResponderExcluir
  2. Bom, se não há muito de excepcional na paisagem, há na viagem. Acho que os olhos de vocês estão ficando mal acostumados: depois de tanta grandiosidade, a vista se acostuma? Verdadeiros espetáculos falam, outros calam e por aí, "vai, óia o trem, vem descendo detrás das montanhas azuis, óia o trem!" rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Estou adorandoooo o blog, viajando sem sair de casa rss! beijão grande
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Que frio hein! Boa viagem gente. Saudade de vocês! Abração.

    ResponderExcluir