terça-feira, 11 de setembro de 2012

... a Rússia

Para dar uma dimensão da nossa alegria nesta nova etapa da viagem vou contar uma breve história da infância do Renato. Em meados da década de 1970, numa conversa em família, a dona Lourdes e o Sr. César perguntaram ao Renato o que ele queria ser quando crescesse. A resposta, curta e grossa, foi a seguinte: “russo”!
Pronto, né? Acho que não preciso dizer mais nada sobre a obsessão dele com a Rússia, país com a maior área do planeta, berço do socialismo, superpotência na Segunda Guerra Mundial... Tudo que o Renato ama de paixão!
Diante disso, só temos a comemorar o fato de termos chegado até aqui. Estamos em São Petersburgo desde o fim da semana passada e, até agora, o que mais nos impressiona é a grandeza dos monumentos que fazem jus ao apelido do czar que fundou a cidade em 1703: Pedro, o Grande. Para visitar a antiga capital do Império Russo, que já foi conhecida como Petrogrado e Leningrado, é preciso preparar o espírito para se sentir pequeno diante da imensidão dos prédios públicos, igrejas, palácios, fortalezas...


















4 comentários:

  1. Oi, Toméia e Renato!
    MA-RA-VI-LHO-SAS as imagens de São Petersburgo!! Desde a tradicional pose do Renato (punho cerrado, sorriso aberto), como alguns jogadores de futebol, que têm marca registrada ao comemorar o gol, até o já comentado e impressionante vão livre, para os pedestres, a grandiosidade da arquitetura e a beleza do Rio Neva e seus canais, que fazem com que a cidade seja conhecida como a Veneza do Báltico. Fico aqui, comemorando com vocês! Com muitas saudades!

    ResponderExcluir
  2. detalhe que eu nunca vi meu tio de blusa quanto mais com 3! hahaha
    Aqui o calor ta de matar!

    ResponderExcluir
  3. Um abraço pra Maria Sharapova. rsrsrrs

    ResponderExcluir
  4. Gloria e Renato, com certeza esta viagem será inesquecivel para vcs e nós, que daqui nos deleitamos com as belas fotos. Parabéns

    ResponderExcluir