sexta-feira, 21 de setembro de 2012

... o metrô

Na antiga União Soviética, as estações de metrô eram construídas para ser os palácios do povo. E que palácios! Monumentais salões de granito e mármore, esculturas, mosaicos, pinturas, afrescos, lustres de cristal, colunas e símbolos do comunismo enfeitam o espaço onde milhares de russos passam diariamente.
Esta semana, fizemos o chamado “tour underground” e visitamos oito das 185 estações distribuídas em 12 linhas.




















Além da beleza, outra curiosidade interessante do metrô é a profundidade das estações. Algumas estão a mais de 100 metros abaixo do solo. Trocando em miúdos, isso significa que você fica até três minutos numa gigantesca escada rolante para chegar à plataforma dos trens... Parece que você está a caminho do centro da Terra e costumamos brincar que, a qualquer hora, vamos abraçar o capeta ali. Rsrsrs... Mas tanta profundidade tem uma razão de ser. As estações foram construídas para servir de abrigo para a população no caso de um possível ataque nuclear durante a Guerra Fria.


E a população ter o maior orgulho desse tesouro subterrâneo. Não há uma pichação ou rabisco nas paredes das estações. Nem um papel de bala sequer é encontrado no chão. E o mais curioso é que os russos usam o espaço como um banco de praça, seja para encontrar os amigos, ler um jornal ou ficar sentado jogando conversa fora.

3 comentários:

  1. Fantástica hein! Muita riqueza visual!

    Agora quero ver o dia que todas as escadas resolverem estragar juntas... hehe
    Rubens Weil

    ResponderExcluir
  2. Isto é metrô?Parece mais uma galeria de arte onde o Renato poderia expor as fotos incriveis que ele tem feito!Beijos saudosos.Vo Dani.

    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei que pudesse existir coisa igual! Estaçao de metrô??
    Quem fez isso, Toméia, teve o mesmo pensamento seu, quando das enchentes em Santa Catarina: "vamos mandar donativos??? que sejam chocolates finos!" Quem corre o risco de sofrer um ataque nuclear, merece, pelo menos, beleza e conforto.

    ResponderExcluir