quarta-feira, 19 de setembro de 2012

... o Kremlin

Esperávamos visitar o centro político da Rússia, mas nos deparamos com a sede espiritual do país. O Kremlin, que desde os primórdios é residência dos imperadores russos, abriga nada menos que cinco catedrais em seu interior...
Esse fato nos deixou intrigados, pois sempre soubemos da fama de ateu dos comunistas e jamais pensamos encontrar tantas referências religiosas justamente na sede do poder deles.








Aliás, por falar em religião, gostaria de registrar aqui uma passagem interessante que encontrei na internet, enquanto pesquisava sobre a relação entre socialismo e fé. Segundo o texto, publicado num jornal russo de 1905, com ideais de Lenin, líder do Partido Comunista, “a religião é uma forma de opressão espiritual” sobre as massas. Quando li este trecho, fiquei com preguiça do tom utópico. Mas logo encontrei uma frase que me fez refletir: “Àquele que toda a vida trabalha e passa necessidades, a religião ensina a resignação e a paciência na vida terrena, consolando-o com a esperança da recompensa celeste. E àqueles que vivem do trabalho alheio, a religião ensina a filantropia na vida terrena, propondo-lhes uma justificação muito barata para sua existência de exploradores e vendendo-lhes a preço módico bilhetes para a felicidade celestial.”
Desculpem pelo momento divagação, mas acho que vale pensar a respeito.

Um comentário:

  1. Toméia, como você viu, nenhum comentário nesta postagem. Opinar, seria polêmico, mas não foi momento divagação. Acredito mais em momento reflexão.

    ResponderExcluir