sábado, 1 de setembro de 2012

... Varsóvia


A Polônia já entrou para a lista dos nossos países preferidos. Primeiro, nos encantamos com a cidade de Cracóvia. Depois, ficamos de queixo caído com a beleza da capital Varsóvia. É impossível imaginar que a cidade foi totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial... Hoje não há nenhuma marca dos bombardeios! Todo o Centro Histórico foi reconstruído com tanta fidelidade que, em 1980, a Unesco o declarou Patrimônio Mundial da Humanidade.









Mas, se arquitetonicamente as marcas da guerra foram apagadas, elas continuam muito vivas na memória e na vida das pessoas. Prova disso são as homenagens prestadas aos soldados e civis mortos. Nas ruas e praças, há inúmeros monumentos em referência a esses heróis e, à noite, acontecem projeções de imagens nos prédios públicos.





Toda essa história viva deixa o Renato em transe! Acho que ele tem a sensação de estar dentro de um daqueles documentários sobre guerra transmitidos pelo History Channel (paixão da vida dele). Além disso, ele não esquece o fato de estar visitando a terra do bigodudo Lech Walesa, político polonês e ativista dos Direitos Humanos que fundou o Partido da Solidariedade, na década de 1980, e ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1983. Depois de Che Guevara, Lech Walesa é o grande ídolo do Renato... Eu mereço!!! Rsrsrs...
Ah, e além de falar no Lech Walesa o dia inteiro, o Renato passa o dia procurando bigodudos para fotografar.

4 comentários:

  1. Bela arquitetura hein!
    Bom passeio pra vocês.
    Rubens Weil

    ResponderExcluir
  2. Realmente, maravilhosa toda a Polônia!! Fiquei impressionada com o tamanho dos vãos, no que parece ser uma praça: ciclistas mieturados a pedestres, com tamanha harmonia, pois sobra espaço pra todos, falta o caos das grandes cidades, sobram flores e belezas.
    E, o mais importante sobra a indignação ao horror da Segunda Guerra, inexoravelmente lembrada.

    ResponderExcluir
  3. Renato, adorei a lembrança do Lech Walesa!!!
    No década de 1980, quem você acha que me deu uma aula sobre Lech Walesa? Não poderia deixar de ser Tio Peri! Deixo, então, aqui registrada minha solene homenagem a esses 3 homens, que fizeram e fazem a diferença: Você, Tio Peri e o "companheiro" Lech!
    Quanta intimidade! rsrsr...

    ResponderExcluir
  4. Meus Deus que lugar lindo! Bem que vc disse mesmo que Polônia está entre os mais mais em sua preferência!
    bjs

    ResponderExcluir