terça-feira, 23 de outubro de 2012

... a censura

Um choque cultural nos sacolejou em Pequim. Trocamos os carrancudos e ranzinzas russos pelos simpáticos e sorridentes chineses; a culinária até então familiar por nada apetitosos espetinhos de escorpião, aranha, gafanhotos e cobras; a arquitetura ocidental e soviética pelos rebuscados palácios orientais; e o jeito discreto e fechado dos europeus por um patriotismo estampado nos rostos de olhinhos puxados.

No primeiro contato, nos apaixonamos pela China. Mas também nos assustamos com uma das marcas da ditadura comunista: a censura. Nós, que não nascemos a tempo de conhecer o peso das mãos militares em governos brasileiros, viemos esbarrar na falta de liberdade de expressão em terras orientais.
Durante mais de 20 dias, fomos impedidos de acessar sites de relacionamento na internet e, consequentemente, de atualizar nosso querido blog. Por isso, mesmo já estando longe da China (agora estamos na Austrália), reservaremos os próximos dias para contar sobre as nossas experiências por lá.

2 comentários:

  1. Aiii que bom que voces voltaram ao batente! :)
    E que otimo que correu tudoooo bem na China!
    Welcome back!

    ResponderExcluir
  2. É delicioso ter vocês de volta ao blog! Pra nós, uma forma de apredermos mais e aliviarmos as saudades, que já estão pra lá de apertadas.
    E outra coisa que impressiona na China, além de toda a excentricidade, é a essa tal censura, em plena era da internet!
    :-((

    ResponderExcluir