terça-feira, 30 de outubro de 2012

... a pesca

Beleza e crueldade, mesmo tão antagônicas, estão entrelaçadas numa modalidade de pesca noturna típica do Sul da China. Numa tradição milenar, nativos prendem uma ave mergulhadora, o cormorão, pelos pés e usam o pobre e faminto bichinho para pescar para eles.
Funciona assim: num rústico barco de bambu, um remador leva consigo três ou quatro aves com os pés amarrados ao barco por um comprido fio. Ao avistar um peixe no rio, o cormorão mergulha fundo e retorna à superfície com a presa no bico. Só que um outro fio, preso ao pescoço do cormorão, o impede de engolir o peixe... Aí, o remador só tem o trabalho de segurar o pássaro e tomar o banquete da boca dele. Uma pena!











Os guias que nos acompanharam no passeio garantiram que esse tipo de pesca não é mais habitual na China. Era um costume dos antepassados do povo de Guilin e, hoje, é mantido apenas como atração turística... Portanto, presume-se que, depois do trabalho forçado, o cormorão seja bem alimentado e bem tratado. Mas eu não ponho minha mão no fogo não!

2 comentários:

  1. Huummm... Duvido que se o bichinho estivesse saciado, ele mergulharia, pra pescar um peixão desses. Mas, fazer o quê, né? Desde que o mundo é mundo, o homem explora os animais. Não existe o ditado? "Enquanto existir cavalo, São Jorge não anda a pé". Até o cara que é um SANTO, tirou uma casquinha!

    ResponderExcluir
  2. Ahi Ahi ahi ahi ......!!!!!! A D O R O¡¡¡¡

    CHICOS!!! Execelente ....esta pesca ...aluciante felicidades mil para vcs ....Estamos contando os dias para vcs chegarem aquí...Luz e Paz queridos!!!

    ResponderExcluir