Levantar um trem inteiro com um macaco hidráulico para trocar as rodas só poderia ser coisa de russo! Parece mentira, mas passamos cinco horas suspensos dentro do vagão para uma inusitada operação de substituição dos “pneus” do trem. Isso porque há uma diferença de largura entre os trilhos na Rússia e na China que impede a circulação ferroviária entre os dois países.
Apesar dos arrancos que tomamos dentro do trem para engatar e desengatar cada vagão e da barulhada que a locomotiva faz para entrar dentro dos galpões onde acontece a troca, foi muito interessante presenciar a operação.
Essa operação ocorre na divisa entre a Mongólia (que sofreu influência soviética e adotou a mesma largura dos trilhos da Rússia) e a China. Dizem que os russos alteraram a largura dos trilhos numa tentativa de proteger o país de qualquer invasão. Pela louca lógica soviética, qualquer nação vizinha que tentasse dominar o país esbarraria no entrave de não poder se locomover pelas ferrovias.
Uma boa estratégia! Que operação maluca mesmo e que trabalho deve ser para quem faz isso sempre!
ResponderExcluirMuuito interessante!
ResponderExcluirPra ser russo, há que andar na linha! (Deles!)