domingo, 22 de julho de 2012

... o descompromisso

De volta a Istambul, eu e Renato experimentamos, pela primeira vez, o sabor de visitar uma cidade maravilhosa sem a “obrigação” de percorrer monumentos históricos e pontos turísticos. Como fizemos isso à exaustão na viagem feita em 2009, aproveitamos essa passada de 4 dias pela Turquia para curtir a cidade que tanto nos encanta sem compromisso.
Por acaso, descobrimos uma praia linda a menos de 60 quilômetros de Istambul e matamos a saudade da água salgada. Nos banhamos no Mar Negro, na cidade de Sile, e ficamos de pernas pro ar uma tarde inteira nos pufes e redes que os turcos espalham pela areia, dando um charme incomparável à praia...


Assistimos a um show dos derviches rodopiantes...


Nos esbaldamos nos restaurantes de comidas turcas com kebapes, duruns e outras delícias...


Visitamos mesquitas já conhecidas e outras novas e ficamos, mais uma vez, de queixo caído diante da Mesquita Azul e com a Santa Sofia...





E, para o nosso deleite, curtimos a cidade no Ramadan. No sábado, participamos do momento mais esperado desse período sagrado para os muçulmanos: a ceia da noite, que representa o fim de um jejum de quase 15 horas repetido por mais de um mês consecutivo. Fizemos nossa cesta de piquenique (com pão turco, queijo e jamón trazido da Espanha) e nos juntamos aos árabes em frente à Mesquita Azul para o banquete. 
















A hospitalidade do povo de Istambul nos emocionou mais uma vez. Durante a ceia, uma linda família que se sentou ao nosso lado compartilhou conosco um pouco da sua comida, nos dando iogurte e água. Não temos palavras para agradecer aos turcos tanta simpatia e gentileza oferecida gratuitamente aos turistas nas 24 horas do dia. Como bem disse o Renato, “na Turquia, ganhamos sorrisos de presente a cada minuto!”.


4 comentários:

  1. Mais uma vez, as fotos do Renato são de encher os olhos e tirar o fôlego.

    ResponderExcluir
  2. Ei meninos! As fotos da Mesquita Azul,estão deslumbrantes, ai que saudades!Comer pão turco (o melhor do mundo), com jamon espanhol, em frente à Mesquita Azul,meeeeeeeu Deus!!!!!!!!!!!!! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Tb conheço a Turquia, e é tudo isso em muito mais. Saudades de lá, país maravilhoso.

    ResponderExcluir